Aplicação dos Elementos e Princípios do Design Visual no Minecraft

Discussão em 'Dicas e Tutoriais' iniciado por Eduardo Menges Mattje, 12 Dezembro 2014.

  1. Eduardo Menges Mattje
    Offline

    Eduardo Menges Mattje Veterano Veterano VIP Sabotador.com Ex-Staff

    Afiliado:
    11 Junho 2014
    Mensagens:
    1,625
    Sexo:
    Masculino
    Avaliações:
    +1,861 / -0
    Apelido no Minecraft:
    Eduardomm1
    INTRODUÇÃO

    Os elementos e princípios do Design Visual são o que compõe o universo visível. Quando há um problema estético em uma composição, normalmente estão associados a eles. Consequentemente, torna-se necessário um estudo sobre os mesmos objetivando melhorar as construções com suas aplicações efetivas. Espero que com este ensaio o leitor consiga aprender mais sobre Minecraft e sobre o Design no geral, uma vez que o que for aprendido neste tópico pode ser aplicado em todas as outras formas de arte.
    As capturas de tela que você irá ver será sempre com a textura TheVoxelBox Palceon, porém as vezes você irá ver com a textura TheVoxelBox Organix, e em outras vezes até mesmo com a textura padrão. Todas as construções a seguir foram retiradas do servidor da VoxelBox, exceto aquelas que contém a textura padrão, que foram construídas por mim para fins demonstrativos.

    [​IMG]

    Textura Palceon

    [​IMG]

    Textura Organix
    Para você começar a entender, vamos separar os elementos dos princípios:

    [​IMG]

    LINHAS E FORMAS

    Agora, você irá aprender os dois elementos mais básicos: linha e forma. Linhas e formas estão presentes em todas as construções e podem ajudar a melhor qualquer construção. Por exemplo: várias formas fazem a composição da fundação de alguma construção, e as linhas são necessárias para criar estas formas.

    Linhas

    Primeiro, vamos ver as linhas e checar construções que usam elas. Elas possuem duas variáveis:

    Estática e Dinâmica
    Dinâmica

    Também podem ser chamadas de linhas de movimento, e são usadas na maioria das vezes em construções naturais ou orgânicas. O motivo disso é que você nunca vai ver uma linha perfeitamente calculada e estreita na natureza.

    [​IMG]

    Um bom exemplos de linhas dinâmicas, são essas flores que vimos quando eu representei a textura Palceon. As flores dão a impressão de realismo e de movimento por causa das linhas dinâmicas.

    Estática

    Linhas estáticas são linhas calculadas e usadas na maioria das construções quando seu propósito é dar a impressão de ter sido feito por alguma mão de obra.

    [​IMG]

    Por exemplo, esta ponte usa linhas estáticas. A linha não é reta, porém a curva e calculada. Lembre-se disso, todas as linhas calculadas são classificadas como estática.

    Formas

    Linhas se unem para criar formas. Formas também tem suas variações e sub-variações, sendo elas:

    Estáticas | Geométrica Dinâmica | Orgânica

    Estáticas

    Formas estáticas são parecidas com as linhas estáticas, e normalmente não tem muita inclinação. Por exemplo, vamos pegar este porto:

    [​IMG]

    Estas formas dão alguns adjetivos a construção: força e durabilidade. Estas formas também não parecem ter movimento. Um outro exemplo é esta mansão:

    [​IMG]

    Porque o criador está usando realismo, ele usou várias formas estáticas, e podemos perceber isto nas paredes, janelas, e no telhado quadrilátero.

    Geométricas

    Este tipo de forma consiste basicamente em triângulos, quadrados e círculos. Você na maioria das vezes não vai querer usar este tipo de forma, mas se você for usar tenha certeza que elas não estão muito destacadas. O problema de seu uso exagerado é que você pode ter a melhor construção, mas não conseguirá fazê-la interessante com formas geométricas. Isto aparece normalmente nas construções grandes, onde não é possível observar quaisquer formas além das geométricas.

    [​IMG]

    Embora esta construção não seja feia, ela tem um problema: é completamente quadrada. Mesmo com os pilares para dar impressão de profundidade, a construção não parece boa por causa de sua forma. Olhemos agora a mesma construção, porém com uma forma diferente e não geométrica:

    [​IMG]

    Ela tornou-se bem mais atraente com a mudança na forma. Além disso, a nova forma permite adicionar decorações externas, como árvores, incorporada a construção, fazendo-a melhor conectada com o ambiente.

    Dinâmicas

    Normalmente formas dinâmicas não são simétricas e são naturais, seguindo o mesmo modelo prescrito pelas linhas dinâmicas. Por exemplo, este dragão:

    [​IMG]

    Como ele está voando, é preciso usar o movimento, e as formas não são simétricas porque nada na natureza é perfeitamente igual. Ao construir usando formas dinâmicas, temos que ter em mente o seguinte pensamento: a natureza, em sua forma caótica, segue uma ordem. O que eu quero dizer é que você deve seguir um padrão para que sua forma exista, mas não deve levá-lo a sério.
    [​IMG]

    Um exemplo seria esta montanha. Embora seja uma construção orgânica, suas linhas parecem ser calculadas, não parece ter sido uma obra da natureza. Por isso, considere a aleatoriedade dos blocos quando construir formas dinâmicas.

    Orgânicas

    Formas orgânicas são iguais as dinâmicas, porém elas não necessariamente precisa dar uma impressão de movimento. Lembre-se: o movimento pode ser manipulado através da direção em que as linhas estão. Com isso, podemos concluir que as linhas criam formas, e ambos os dois elementos devem ser usados, e que apareceram mesmo indiretamente em todas as construções que você fizer. Ao construir, deve-se manter em mente principalmente a quantidade de formas, que, se for aumentada, é capaz de tornar qualquer construção mais atraente.

    [​IMG]
    Observe esta construção. Ela tem poucas formas: tudo está num mesmo plano e conectado. Isto é um erro muito comum em construções, e acontece porque o olho humano reconhece objetos diferentes através da mudança de valor (através da sombra) de um e outro. Quando num mesmo plano, não percebemos que são objetos diferentes, enquanto quando num plano diferente, percebemos. Olhe agora a mesma construção, porém com mais formas:

    [​IMG]

    Mantendo-se as cores, texturas e espaçamento, a construção melhora significativamente.

    COR E VALOR

    Agora você irá aprender como podemos usar as cores para dar impressões e sentimentos a sua construção. Mas para você entender como manipular as cores, você precisa aprender sobre valor.

    Valor
    Valor é a representação de quanto o bloco ilumina. Não se confunda com a mecânica de iluminação do Minecraft, estamos falando da textura do bloco. O valor do bloco depende do qual preto ou branco ele é. Ele também depende de quanta luz o bloco consegue refletir. Eu vou usar um exemplo de uma paleta de cores que vai do branco ao preto:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Vamos começar com blocos monocromáticos, assim como o quartzo e a obsidiana (lembre-se de que estou falando da textura TheVoxelBox Palceon). Algo perfeitamente preto (obsidiana) não tem reflexão. Algo perfeitamente branco (como o quartzo) reflete todas as cores. Lembre-se disso, todas as cores combinam com o branco.
    Existe uma diferença no degradê entre as cores perfeitamente pretas e perfeitamente brancas, e elas são chamadas de cinzas. Como você pode ver pela paleta acima, há muitos blocos na textura Palceon que combinam com este tipo de cor, o que torna fácil construir com este tipo de bloco.

    Cor

    As cores monocromáticas são realmente bem úteis, mas se você quiser adicionar vida a sua construção você precisa de outros tipos de cores. Então, eu vou lhe apresentar seu novo amigo: a roda de cores.

    [​IMG]

    Existem doze cores na roda. Você pode facilmente selecionar uma paleta olhando para uma cor e selecionar mais duas de cada lado. Isto é porque as cores vão suavemente trocando. Vamos usar de exemplo o amarelo.

    [​IMG]

    Eu usei o amarelo como centro, então escolhi as duas opções de cada um dos lados. Isto pode ser aplicado em todas as cores, dá um ótimo efeito de transição. Existem blocos no Minecraft que representam cada uma das cores.

    [​IMG]

    Alguns blocos não são combinam porque eles são neutralizados. Daqui a pouco eu vou explicar sobre a neutralização. Mas antes, vamos dar uma olhada na textura TheVoxelBox Organix e nas suas cores e valores. Muitos blocos na textura Organix são dedicados a representar cores, e não texturas. Nas versões recentes do Minecraft (1.12+), tais texturas foram agregadas ao jogo na forma de concreto, tornando-as extremamente úteis para estes casos.

    [​IMG]

    Então, vamos fazer uma pequena análise sobre as cores:
    Nós temos três cores primárias, sendo elas: azul, vermelho e amarelo. Quando você misturar elas, conseguirá as cores verde, laranja e roxo, que são chamadas de cores secundárias. Misturando-se cores secundárias com outras cores secundárias, ou com cores primárias irá lhe dar as cores terciárias.
    Agora, vamos dar uma olhada nas cores complementares. Se você escolher uma cor e pegar a oposta na roda de cores, você irá conseguir cores complementares.

    [​IMG]

    A maioria das pessoas gostam da maneira que elas parecem juntas. Cores complementares criam o que chamamos de harmonia. Quando você mistura duas cores complementares, elas se tornam cinzas ou amarronzadas. Essas cores são as chamadas neutras.

    [​IMG]

    Cores neutras são o oposto de cores claras e escuras, porém elas conseguem adicionar mais vida a sua construção do que cores monocromáticas. E elas não interferem no seu censo como cores claras e escuras interferem, basicamente essas cores são discretas - neutras.
    Vamos adicionar essas cores na roda de cores e ver o que conseguimos.
    [​IMG]

    Nós podemos ver que a maioria das madeiras se classifica no vermelho e laranja, enquanto a maioria dos ornamentos são azuis, e o resto está entre eles. O fato dessas cores serem neutras, elas podem trabalhar juntas na mesma forma que as cores monocromáticas fazem.

    [​IMG]

    Agora, voltando a textura Organix, nós temos valores de cores diferentes, assim como temos valores de branco e preto. Essas cores parecem ser mais claras ou mais escuras do que parecem ser na roda de cores. Um exemplo é o azul e o roxo. Eles estão lado a lado, porém o roxo é mais escuro que o azul.
    Cores com valores iram trabalhar na mesma maneira que cores neutras. Lembre-se de que se você usar cores escuras, sua construção vai ser mais sombria, e se você usar cores claras, ela irá parecer mais iluminada. Algumas vezes, ter um bom valor de cores pode ser muito bom.

    [​IMG]

    Vamos pegar esta casa como exemplo. Ela usa cores neutras em forma de cores complementares.

    Existe também uma categoria chamada cores complementares divididas, onde pegamos uma cor, pegamos seu complemento e selecionamos uma cor de cada lado.

    [​IMG]

    Um bom exemplo do uso destas cores encontra-se neste pilar:

    [​IMG]

    Ele tem azul escuro, vermelho claro e amarelo. Foi usado o azul e o vermelho porque elas são cores mais fortes que o amarelo. Isto acaba se tornando um ótimo balanço. Alternativamente, você pode optar por não usar umas das cores complementares divididas. Por exemplo, escolher somente amarelo e rosa ou somente azul e amarelo.
    Caso você esteja sem ideias para cores, sugiro usar o site Adobe Color CC Com ele, você pode escolher uma cor e escolher entre os modos de combinação.
    Você nunca vai querer utilizar apenas uma cor. É melhor utilizar cores neutras na maioria da construção e nos detalhes utilizar cores mais claras e vibrantes. Isto também vale para a terra-formação: você nunca vai querer utilizar apenas um material na terra-formação.
    Cores dão sentimentos diferentes as pessoas. Existem duas categorias: cores quentes e cores frias.

    Cores quentes

    São constituídas por amarelos, vermelhos e laranjas, elas dão um sentimento de quente. Preto combina melhor com cores quentes, pois pensamos em carvão e coisas que pegam fogo. Este tipo de cor chama mais atenção.

    Cores frias

    São constituídas por verdes, azuis e roxos, elas dão um sentimento de frieza. Branco combina melhor com cores frias, pois nosso cérebro associa o branco com a neve. Este tipo de cor chama menos atenção.
    Brancos, cinzas e pretos são influenciados pelas cores que estão em volta deles. Branco ao lado de uma cor quente vai parecer quente, e branco ao lado de uma cor fria vai parecer frio.
    Cores também são capazes de passar sentimento. Para um resumo sobre, observe a imagem abaixo:

    [​IMG]

    É importante ter isso em mente quando construir, porque auxilia no contexto da construção. Ter uma boa disposição de cores é a chave principal para fazer a construção dar o efeito desejado.
    Esta foi a explicação básica sobre a teoria das cores. Sugiro pesquisar mais a respeito, você pode descobrir coisas bem legais.

    ESPAÇO

    Este é o elemento de espaço. Aprender como o Minecraft interpreta objetos 3D é importante, porém é mais importante saber como manipular isto. Para entender este elemento, é preciso saber como o Minecraft cria a ilusão 3D numa tela que é plana.
    Na vida real, quando nos afastamos de um lugar e olhamos para o horizonte parece que as cores vão ficando mais claras e desaparecendo. Minecraft faz isso com o View Fog, uma espécie de nevoeiro.

    [​IMG]

    Você também pode controlar o tamanho de construções através da distância, pois construções próximas são maiores e construções que estão distantes são menores. Minecraft usa a Perspectiva Linear para criar a ilusão de profundidade que vemos. Qualquer um pode desenhar um cubo em um papel, porém não parece tão realístico como os cubos que vemos no jogo. A perspectiva linear possui dois componentes: a linha do horizonte e o ponto de fuga. Quando enxergamos a ponta de um objeto, os pontos de fuga localizam-se nos extremos da linha do horizonte.

    [​IMG]
    Quando enxergamos o interior de um objeto, os pontos de fuga juntam-se em um mesmo lugar.

    [​IMG]

    Na vida real, a linha do horizonte se curva quando você olha para algo que está muito longe. Por causa disso, os objetos acabam desaparecendo. Isto é o porque do céu parecer apenas uma coisa plana. Isto é um dos exemplos de como Minecraft usa a perspectiva a seu favor:

    [​IMG]

    Podemos perceber que as linhas formam o cubo que nós vemos no jogo. Usar um grande espaço permite fazer mais detalhes a sua construção e afeta o espaço que existe no interior. Deixar alguns espaços vazios dá a impressão da construção ser maior. Por outro lado, ter um interior menor dá a impressão que o design foi pensado na compactação.
    Normalmente, as coisas maiores e altas chamam mais atenção, então quando for construir lembre-se de fazer cômodos e lugares importantes maiores.
    [​IMG]
    Você pode usar o espaço para controlar onde os jogadores vão andar. Isto é porque a maioria das pessoas entram primeiro nas áreas mais abertas para depois entrar nas menores. A melhor forma de fazer isto é colocando aberturas menores nos lugares onde há um fim, ou seja: nos lugares sem saída, onde os jogadores são obrigados a olhar para trás.
    Por exemplo, esta casa:

    [​IMG]

    A linha vermelha representa onde o jogador normalmente vai andar, isto porque as aberturas que dão acesso a esses lugares são maiores.

    TEXTURA

    O uso da textura no Minecraft é constante, pois cada bloco tem uma. Nós não devemos pensar que textura existe em apenas em um bloco, mas sim que a textura é que da um adjetivo ao bloco ou a um certo objeto que são construídos desde a base até o topo.
    É claro que nenhum dos objetos podem ser construídos com um único bloco. Você já leu neste tutorial que vários blocos são usados para compor algo. Todas as texturas do Minecraft são chamadas de texturas implícitas. Este tipo de textura dá a impressão de qualidade imitando objetos da vida real. Vamos olhar algumas texturas do mundo real e compará-las com as do jogo:

    [​IMG]

    O que nós vemos é a textura de um tronco de uma árvore. Podemos perceber que há vários desníveis e profundidades. Mesmo sabendo que estamos olhando para uma tela plana, há algum profundidade ali. Texturas são feitas a partir de como o artista decide utilizar cores de uma área para outra.
    Nós podemos identificar que isto se trata de uma madeira por causa do alto contraste que existe entre as partes mais baixas e mais altas. Nós memorizamos este modelo, por isso que conseguimos associá-lo dentro do jogo. Então, com este conhecimento podemos criar texturas no Minecraft assim como a desta madeira de carvalho:

    [​IMG]

    Mesmo que por limitações técnicas a textura não seja muito detalhada, ainda dá a impressão de profundidade por causa do contraste entre as supostas partes altas e baixas. Agora você irá aprender como aplicar este mesmo conceito numa área que possui vários blocos. Nesses casos, é usado blocos individuais para compor um material do ambiente.
    Usar este conceito pode melhorar muito a qualidade de alguma construção sem mesmo precisar tocar nela. Vamos usar por exemplo esta pequena cidade.

    [​IMG]

    Ela consiste em uma floresta pantanosa com algumas ilha. Se o criador usasse apenas grama para incorporar as texturas do ambiente, o terreno simplesmente não combina com o ambiente.

    [​IMG]

    Se olharmos de perto, nós podemos identificar todas as texturas que se encontra nos pântanos: lama, terra, grama, areia e algumas pedras. Quando olhamos de longe, não vemos estes blocos como cada qual. Nós vemos que eles formam um conjunto. Também, não conseguimos identificar todos os blocos, mas nosso cérebro fica claro que ali está presente: terra, areia e grama. Mesmo que mais de um bloco esteja representando uma textura, nosso cérebro interpreta isto.
    Devemos prestar atenção, entretanto, parar não poluirmos o ambiente com blocos de alto contraste entre si. Não seria prudente, por exemplo, colocar como solo blocos com alta iluminação e com cores que não combinam entre si. Isso acontece por causa do princípio de contraste, que será estudado futuramente.
    Também, devemos escolher bem o que a textura pretende remeter. Não seria prudente, por exemplo fazer isso:
    [​IMG]
    A lã, por sua textura, não é um bom remetente às folhas. Seria melhor usar vidro colorido, que mantém uma certa transparência.
    [​IMG]
    Isso retoma o que aprendemos no elemento das formas: se tudo estiver em um mesmo plano e conectado, será interpretado que tudo representa um mesmo objeto.
    Texturas não precisam ser necessariamente usadas no ambiente que envolve as construções, mas podem ser usadas diretamente nas construções. Um bom exemplo disto é essa outra cidade:

    [​IMG]

    Ele usou a textura do trigo já crescido nos telhados. Isto é porque os telhados da idade média, por exemplo, normalmente tinham o telhado com palhas. Na atualização 1.6 foi implementado o bloco de feno, porém ele não tem transparência nas pontas.

    [​IMG]


    [​IMG]

    Outro exemplo que usa tanto a textura no ambiente quanto nas construções é esta cidade. A desorganização da paleta de cores, e as texturas mais sombrias nos da a impressão que os habitantes sejam pobres. O tipo de construção e de ambiente vai influenciar nisto, e também o fato de como você aplicou os materiais.
    O ambiente importa tanto quanto a construção em si. E isto é o que torna boas construções em ótimas construções, lembre-se: textura é o elemento chave para haja a combinação da construção com o ambiente.
    Depois dessa explicação podemos concluir que: o ambiente precisa combinar com as construções. A textura pode ajudar a fazer esta combinação. Lembrar do que cada bloco representa no ambiente. Não pensar com apenas um bloco, mas sim usando vários.
    ____________________________________________________________


    Agora, vamos aos princípios. Enquanto os elementos do design descreve como alguma arte funciona, sendo real ou no jogo, os princípios explicam como os componentes podem trabalhar juntos para criar algo. Mas, tenho isto em mente: Os elementos criam os princípios.
    BALANÇO
    Isto pode ser descrito como a área em que vai chamar mais atenção, a área em que seus olhos iram olhar com maior frequência, e usar o elementos irá atrair isto.
    Podemos pegar como exemplo este pequeno modelo:

    [​IMG]

    Você vai olhar mais para o lado direito da imagem do que o esquerdo, e isto é o elemento de cor que realiza.

    [​IMG]

    Também pode ser usado o elemento de textura. Isto é um outro bom exemplo de que elementos criam princípios. Existem tipos de balanços que podem ser aplicados nas construções. O balanço mais comum é o simétrico.

    [​IMG]

    Um bom exemplo de simetria é este templo. Foi claramente usados os elementos de forma, cor e linhas. Vamos analisar e identificar estes elementos:
    O elemento de forma é usado na estrutura base. Não importa de que lado você olhe, o lado oposto vai ser igual. Isto usa a simetria e cria o princípio de balanço.
    O elemento de cor é da mesma forma que o de forma. As áreas são coloridas simetricamente.
    As linhas são um pouco diferentes. Cada camada usa linhas que são empilhadas até a torre ser formada. Elas contribuem porque nenhuma dá uma preferência a só um lado da construção.
    Um ótimo tipo de balanço é o assimétrico, em que a construção ainda tem uma distribuição igual, porém algumas áreas não são simétricas.

    [​IMG]

    Podemos perceber que o criador usou o princípio de balanço, porém ele tentou fazer algo que não fosse perfeitamente igual a partir do uso do elemento forma e espaço. Os maiores pontos da construção que percebemos são: as três torres maiores, a estrutura central e os objetos no fundo. Eles trabalham juntos para criar este princípio.
    Também existe um outro tipo de balanço, o balanço radial, onde seus componente criam um padrão que segue por um raio. Vamos pegar por exemplo este spawn:

    [​IMG]

    Nós podemos perceber que as linhas e formas saem do centro para a borda, e não vemos nenhuma forma que atravesse uma com a outra. Este tipo de balanço pode ser implementado em pequenos componentes da construção também. Por exemplo, nesta fachada desta igreja:
    [​IMG]

    Lembre-se de que assim como o balanço assimétrico, este tipo não precisa necessariamente simétrico. Tenha em mente que nem todas as construções precisam de balanço. Você não pode utilizar todos os princípios, mas você deve utilizar todos os elementos. Você deve escolher algum princípio que lhe agrade e então aplicá-lo.


    UNIÃO


    União descreve o sentimento de união que tem uma construção. Geralmente pode ser conseguida por uma distribuição igual dos elementos através da composição. Vamos colocar lado a lado uma construção unificada e uma não unificada:


    [​IMG]

    Na construção unificada nós não podemos simplesmente botar uma forma ou alguma linha sem quebrar todo o resto.


    [​IMG]

    Por outro lado, na construção não unificada nós podemos fazer. Nós podemos facilmente perceber quando a construção é unificada por causa das cores e da distribuição delas. Existem várias maneiras de unificar uma construção, mas a mais efetiva é a partir dos elementos de cor e textura. Vamos ver alguns exemplos da utilização destes dois elementos:
    [​IMG]

    [​IMG]

    Esta cidade é unificada mais por causa do ambiente, já que as montanhas estão unificadas através da textura. Podemos perceber a partir da paleta usada que os blocos são parecidos. Por causa disto, a montanha pode ter variações nas cores e ainda dar a ideia de união. A união pode ser obtida também através da repetição de alguns componentes visuais.


    [​IMG]

    Apesar destas construções não serem iguais, elas possuem as mesmas linhas, formas e cores. Algumas composições tem que o chamamos de má união: as construções querem implicar união, mas esta é mal formada. Para um exemplo, olhemos esta vila modificada do Minecraft:
    [​IMG]

    Embora a mesma textura, as diferentes cores não unem as construções entre si. Isto é ruim quando se quer construir um espaço que segue um determinado estilo artístico.
    Esta foi a explicação sobre a união. Lembre-se de que ela pode ser conseguida através da distribuição igual da sua composição.

    CONTRASTE


    Contraste pode ser descrito como o grau de diferença entre o uso de qualquer elemento, e é, na minha opinião, o princípio mais importante. Por exemplo, nós podemos criar uma composição de contraste envolvendo um bloco preto com um branco, e vice-versa.


    [​IMG]

    [​IMG]

    Nós também podemos usar as cores complementares para criar contraste.


    [​IMG]


    O contraste tem como principal 3 usos, sendo eles: adicionar algum interesse visual, direcionar o foco de algum observador até um certo ponto na composição ou definir algum tipo de emoção para a construção inteira.
    O que é mais usado é chamar a atenção. Existe um outro princípio, o ênfase que é isto, vou falar sobre ele mais tarde. Lembra-se daquela cidade que vimos na textura? Ela também é um ótimo exemplo:


    [​IMG]

    Nós podemos facilmente perceber a diferença de cores, valores e texturas para criar contraste e chamar mais atenção. Se olharmos próximos, nós podemos perceber o que torna isto: existem dois componentes nas paredes. Existem blocos para o acabamento e existem blocos para as paredes. Os blocos como acabamento precisam estar em contraste com blocos da parede para que a construção se torne boa. Este barco é outro exemplo.


    [​IMG]

    A intensidade das cores, que são utilizadas no navio são muito maiores na parte superior dele. E por causa disso, nossos olhos tendem a olhar mais para aquele lugar. Então, a partir do uso das cores e do contraste ele criou o princípio de ênfase.
    Como mais importante, contraste pode ser usado para definir algum tipo de emoção geral para a construção. Ele cria algum atmosfera sombria ou iluminada. Quando você for usar este princípio, tenha em mente que todos os elementos podem criá-lo.
    Algumas construções têm mal contraste.
    [​IMG]

    As texturas e as cores têm entre si um péssimo contraste. Isso torna uma construção que em outros termos é boa, ruim. Tenha isso em mente - é um erro comum: o contraste entre um bloco e outro tem de combinar, para tornar uma construção atrativa.
    Esta foi a explicação básica sobre contraste. Lembre-se que ele pode ser usado para adicionar um interesse visual, chamar atenção até um certo ponto da construção e pode definir um tipo de emoção ou atmosfera.


    ÊNFASE

    Ênfase pode ser descrito como algum componente da construção que chama mais atenção, que você vai olhar mais.
    Lembra-se do barco na explicação sobre contraste? Pois bem, o contraste das cores do topo para o chão cria o princípio de ênfase. Nossos olhos irão olhar mais para a cor roxa avermelhada, pois ela é uma cor quente. Lembre-se do que eu falei nas cores: cores quentes chamam mais atenção do que cores frias, então consequentemente é mais fácil de criar o princípio de ênfase através delas.
    Um outro exemplo de criar ênfase através do contraste vêm desta cidade:


    [​IMG]

    Como a cidade foi feita no deserto, seria mais apropriado fazer as casas com blocos próximos a areia, o que seria o arenito. Porém, se as construções fossem feitas apenas a partir destes blocos, seria difícil distinguir as construções do terreno.


    [​IMG]

    Então, seu autor decidiu adicionar cores a partir da lã e de outros blocos para ter contraste e dar a elas o princípio de ênfase.


    [​IMG]

    O tamanho das construções também pode ser usado para dar ênfase apenas a certas partes da construção, ou a construção inteira. Por exemplo, esta cidade:


    [​IMG]

    Nós olhamos primeiro para a estrutura maior e depois olhamos para o resto das casas menores. E como podemos perceber, estas construções maiores também possuem cores, valores e contrastes diferentes.


    PADRÃO


    Os padrões são criados quando um componente da construção é repetido de tal maneira que a iteração seguinte da repetição se torna previsível. Existem quatro tipos de padrões que podem ser aplicados no Minecraft: padrão normal, padrão em grade, padrão enfileirado e padrão em raio.
    O padrão normal é o mais fácil e o mais simples que pode ser aplicado na sua construção. Você apenas precisa repetir algum componente da sua construção para criar o padrão. Podemos pegar como exemplo esta parede:


    [​IMG]

    Podemos perceber que foi feito um modelo para cima e outro para baixa que se repetem até o fim da parede.
    O padrão de grade é bem fácil de ser feito pelo fato do Minecraft ser composto por várias grades de blocos. Você só precisa usar linhas retas e formas geométricas para criar este padrão, como podemos ver pelo exemplo abaixo:


    [​IMG]

    Padrões enfileirados também podem ser facilmente criados com simplesmente fazendo um layout cuja distância seja igual. Nós podemos ver este tipo de padrão nestas videiras:


    [​IMG]

    Elas não tem as mesmas linhas, e são irregulares, porém a distância entre cada uma é a mesma, o que acaba criando este tipo de padrão.
    Padrões de raios podem ser tirados como exemplo aquele spawn que vimos anteriormente.

    [​IMG]

    Os padrões se alargam desde o ponto central até o fim por causa do balanço radial que existe na construção. Ao invés dos outros padrões que podem ser obtidos através da repetição lado a lado, este padrão precisa ser obtido através da repetição a partir do ponto central.
    Ao criar um padrão, você deve repeti-lo de forma que não o corte. Olhe por exemplo os pilares abaixo:
    [​IMG]
    O padrão que era para ser criado não estabeleceu-se e foi cortado. Evite isso quando fizer construções - algumas pessoas com TOC podem se sentir incomodadas com isso, além de não ficar legal em uma construção calculada.

    MOVIMENTO


    Podemos descrever isto como a capacidade de criar um movimento implícito de um objeto que está parado. A textura de certos blocos implementa diferentes tipos de movimento.

    [​IMG]


    Por exemplo, este pilar de quartzo está apontando para cima, então ele cria o movimento de cima para baixo. Isto significa que é melhor empilhar este bloco verticalmente do que horizontalmente. Este princípio ajuda a trazer mais vida para o jogo através de algo chamado elementos dinâmicos.
    Outros blocos como madeiras têm este tipo de movimento para a horizontal, e a maioria dos blocos tem o movimento neutro, ou seja: não tem preferência e podem ser colocados em qualquer lugar. Blocos com movimento, especialmente os de movimento verticais, são de ótimo uso para a construção de pilares, pois ajuda que seus objetos se destaquem do fundo.
    Nós não podemos colocar coisas com movimento no Minecraft, mas podemos fazer construções parecerem que estão em movimento através do que a construção é ou através da posição e espaço.


    [​IMG]

    Por exemplo, este Zeppelin. Há vários motivos para que parece que ela está em movimento. Nosso cérebro associa que quando esta nave está voando, ela está em movimento. O fato que está soltando fumaça através do motor também ajuda a pensarmos que ele está em movimento.
    Existe outro tipo de movimento que permite controlar por onde o jogador olha e anda, e ele é chamado de movimento composicional.


    [​IMG]

    Por exemplo, esta cidade flutuante usa este movimento nas linhas verdes e cria o princípio de ênfase, e os olhos do jogador irão acompanhar estas linhas e estes movimentos até o fim.


    INFORMAÇÕES ADICIONAIS


    Obrigado por ter lido este tópico, deixe seu apoio com um gostei. Responderei as perguntas que vocês fizeram caso tenha.
    Caso tenha gostado deste tutorial, não deixe de ver os outros: Tutorial completo - VoxelSniper | GameMods, Tutorial completo - WorldEdit | GameMods e Tutorial - O Processo Da Construção | GameMods

    Créditos:
    Todas as construções foram pegas do servidor TheVoxelBox, exceto aquelas com textura padrão.
    Todo o conteúdo da fundamentação teórica deste ensaio foi traduzido por mim a partir deste vídeo do WellStarbursts:

     
    • Gostei x 8
    • Vencedor x 3
    • Útil x 2
    • Top x 1
    • Informativo x 1
    Última edição: 19 Novembro 2017
  2. Homem Bom
    Offline

    Homem Bom Veterano Veterano VIP Sabotador.com VIP Sabotador.com Ex-Staff

    Afiliado:
    18 Dezembro 2012
    Mensagens:
    2,499
    Sexo:
    Masculino
    Avaliações:
    +1,667 / -0
    Apelido no Minecraft:
    arthur_goelzer
    Nossa cara, imagino o trabalho pra juntar tudo em um tópico. Parabéns \o
    Ainda vou ler tudo, não tenho a minima noção do assunto ainda =)
     
  3. Eduardo Menges Mattje
    Offline

    Eduardo Menges Mattje Veterano Veterano VIP Sabotador.com Ex-Staff

    Afiliado:
    11 Junho 2014
    Mensagens:
    1,625
    Sexo:
    Masculino
    Avaliações:
    +1,861 / -0
    Apelido no Minecraft:
    Eduardomm1
    É, deu um pouco de trabalho :p
    Qualquer dúvida eu estou aqui.
     
  4. Aoki Blues
    Offline

    Aoki Blues Moderador Sênior do Fórum Equipe GameMods Moderador do Fórum Veterano VIP Sabotador.com

    Afiliado:
    24 Junho 2014
    Mensagens:
    964
    Sexo:
    Feminino
    Avaliações:
    +1,503 / -8
    Apelido no Minecraft:
    Exorcista
    Underrated eduardo is underrated
    merece o título de amigo do josé, parabéns
    Merece o título de hetero do GameMods, parabéns
     
    • Vencedor Vencedor x 1
    Última edição: 18 Novembro 2017
  5. Caio Ranyel
    Offline

    Caio Ranyel Veterano Veterano VIP Industrial Ex-Staff

    Afiliado:
    13 Janeiro 2014
    Mensagens:
    1,825
    Sexo:
    Masculino
    Avaliações:
    +1,000 / -0
    Apelido no Minecraft:
    CaioRanyel
    Eu sempre sou o Primeiro a saber quando ele vai fazer os tutoriais xD
    Ele com certeza, com tanto treinamento, será o novo construtor dos servidores GameMods xD (Se ainda for ter)
     
    • Engraçado Engraçado x 1
  6. EsdricoXD
    Offline

    EsdricoXD Veterano Veterano VIP Sabotador.com Ex-Staff

    Afiliado:
    25 Maio 2013
    Mensagens:
    1,277
    Sexo:
    Masculino
    Avaliações:
    +1,665 / -0
    Apelido no Minecraft:
    EsdricoXD
    :O Mai godi
     
  7. The Modder
    Offline

    The Modder Novato

    Afiliado:
    9 Fevereiro 2013
    Mensagens:
    319
    Sexo:
    Masculino
    Avaliações:
    +78 / -0
    Apelido no Minecraft:
    CarnageRed
    Quando construo, não penso em cor, forma, etc. Apenas imagino como seria bom se fosse verdadeiro, na vida real. As cores adicionam muito, mas se se conseguir uma boa forma, a cor pouco interessa. Por exemplo, pode ter uma construção muito desenvolvida e a cor não importar muito.
     
  8. Mike
    Offline

    Mike Veterano Veterano VIP Sabotador.com VIP Sabotador.com Ex-Staff

    Afiliado:
    1 Setembro 2013
    Mensagens:
    1,531
    Sexo:
    Masculino
    Avaliações:
    +1,068 / -0
    Tópico extremamente complete e interessante, merece meus parabéns amigo...
     
  9. Eduardo Menges Mattje
    Offline

    Eduardo Menges Mattje Veterano Veterano VIP Sabotador.com Ex-Staff

    Afiliado:
    11 Junho 2014
    Mensagens:
    1,625
    Sexo:
    Masculino
    Avaliações:
    +1,861 / -0
    Apelido no Minecraft:
    Eduardomm1
    As cores é quem dão a vida para a construção. E você querendo ou não, vai precisar de alguma combinação delas que seja boa. É praticamente uma regra. Cor é um elemento, e não um princípio, o que quer dizer que ela precisa ser inclusa para que todo o resto da construção seja bem formada.
     
  10. The Modder
    Offline

    The Modder Novato

    Afiliado:
    9 Fevereiro 2013
    Mensagens:
    319
    Sexo:
    Masculino
    Avaliações:
    +78 / -0
    Apelido no Minecraft:
    CarnageRed
    Depende muito do tipo de construção. Uma construção sem grandes cores (4 cores no máximo) pode ter muita vida.
    --- Post duplo mesclado, 5 Janeiro 2015, Data da postagem original 5 Janeiro 2015 ---
    Parece que vai ter, já que o Eduardo já tem o título de construtor (a menos que tenha sido algo que ele pôs, o que duvido MUITO). Vai dar um ótimo construtor! :grin:
     
  11. DoutorWhite
    Offline

    DoutorWhite Membro Conhecido VIP Industrial

    Afiliado:
    17 Outubro 2015
    Mensagens:
    260
    Sexo:
    Masculino
    Avaliações:
    +160 / -0
    Apelido no Minecraft:
    DoutorWhite
    Obrigado!!!Você deve ser um bom construtor por esses seus tutoriais!!
     
  12. Eduardo Menges Mattje
    Offline

    Eduardo Menges Mattje Veterano Veterano VIP Sabotador.com Ex-Staff

    Afiliado:
    11 Junho 2014
    Mensagens:
    1,625
    Sexo:
    Masculino
    Avaliações:
    +1,861 / -0
    Apelido no Minecraft:
    Eduardomm1
    então
    editei o tópico, colocando erros comuns que vejo nas construções e mais outros pensamentos que ganhei com a experiência
    aposto que ninguém vai ler tudo
     
  13. GuiLucario
    Offline

    GuiLucario Veterano Veterano VIP Sabotador.com VIP Sabotador.com

    Afiliado:
    14 Setembro 2014
    Mensagens:
    226
    Sexo:
    Masculino
    Avaliações:
    +235 / -0
    Apelido no Minecraft:
    GuiLucario
    n entendi muito bem nota 10
     
  14. PretoVermelho
    Offline

    PretoVermelho Membro Conhecido VIP Industrial

    Afiliado:
    30 Janeiro 2015
    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Avaliações:
    +209 / -0
    Apelido no Minecraft:
    PretoVermelho
    Porque não faz um vídeo ? Acho que vai ser melhor, mais rápido e mais dinâmico !! :p De resto, está tudo ótimo :grin:
     
  15. Eduardo Menges Mattje
    Offline

    Eduardo Menges Mattje Veterano Veterano VIP Sabotador.com Ex-Staff

    Afiliado:
    11 Junho 2014
    Mensagens:
    1,625
    Sexo:
    Masculino
    Avaliações:
    +1,861 / -0
    Apelido no Minecraft:
    Eduardomm1
     
    Última edição: 19 Novembro 2017
  16. EsseCaraAE
    Offline

    EsseCaraAE Membro Conhecido

    Afiliado:
    25 Novembro 2014
    Mensagens:
    813
    Avaliações:
    +305 / -1
    A parte das cores ficou muito boa, é bom mostrar para alguns que não sabem que as cores precisam combinar, que existe um esquema de qual cor se junta com qual em determinada forma.
     

Compartilhe esta Página