Engenharia da Computação #3 - História dos Computadores

Discussão em 'Dicas e tutoriais' iniciado por Foxx Games, 7 Julho 2018.

  1. Foxx Games
    Offline

    Foxx Games Veterano Veterano VIP Industrial

    Afiliado:
    30 Abril 2014
    Mensagens:
    1,243
    Sexo:
    Masculino
    Avaliações:
    +846 / -0
    Apelido no Minecraft:
    NathanPB
    Durante a Segunda Guerra Mundial, o mundo presenciava (na verdade, só os engenheiros americanos presenciaram) a criação do primeiro computador eletrônico do mundo: O ENIAC estava sendo desenvolvido com o intuito de ajudar nos cálculos balísticos para a guerra. Entretanto, essa linda máquina só conseguiu entrar em operação em fevereiro de 1946, alguns meses após o fim da Segunda Guerra Mundial.
    Entretanto, o ENIAC não perdeu sua utilidade, ele ainda era considerado o primeiro computador programável do mundo (o que me deixa confuso quanto a máquina de Turing). Durante a construção do ENIAC, os engenheiros perceberam que várias tecnologias poderiam ser melhoradas, porém não puderam ser aplicadas durante o projeto, devido ao prazo de entrega da máquina. O ENIAC tornou-se inviável economicamente e foi desativado 10 anos depois da sua entrega, entretanto serviu de inspiração aos seus sucessores.
    [​IMG]

    Enquanto o ENIAC representava os número de forma decimal e era programado por interruptores, seu sucessor, o EDVAC representava os números de forma binária e usava o conceito de Programa Armazenado (conceito proposto por John Von Neumann), ou seja, os programas eram armazenados na memória principal, junto com os dados, o que permitia vários avanços em relação ao ENIAC, como a criação de loops, por exemplo (sim, o for que você usa por aí se deve a este conceito).

    [​IMG]


    E agora chegamos a belezinha que estudaremos a fundo nos próximos tópicos: A Máquina IAS.

    A IAS Machine tinha a capacidade de memória de armazenar 1024 palavras (conjunto de bits, zeros e uns), cada palavra tinha exatamente 40 bits, e eles podiam ser divididos em duas instruções de 20 bits cada. Os primeiros 8 bits de cada instrução (bit 0 ao 7) representavam o código da instrução, ou seja, o que o processador iria executar. Sendo os outros 12 bits restantes o endereço de memória que o processador trabalharia. Na arquitetura do IAS, a memória principal, a ALU e a ** comunicavam-se diretamente, e os dispositivos externos comunicavam-se apenas com a ALU.

    A arquitetura do IAS, assim como o EDVAC representam os números e instruções de forma binária, e utiliza o conceito de Programa Armazenado.

    Nos próximos tópicos estudaremos de forma mais aprofundada o seu processador e registradores, e depois vamos aprender a programar essa coisinha, com ASSEMBLY e CÓDIGOS DE MÁQUINA =)
     
    • Gostei Gostei x 3
    Última edição: 7 Julho 2018
  2. Animadoria
    Offline

    Animadoria Membro Conhecido VIP Sabotador.com

    Afiliado:
    17 Agosto 2014
    Mensagens:
    734
    Avaliações:
    +576 / -1
    Apelido no Minecraft:
    Animadoria
    quando tiver Commodore eu chego aqui :V
     
  3. Ketuo
    Offline

    Ketuo Membro Conhecido VIP Sabotador.com VIP Sabotador.com

    Afiliado:
    28 Fevereiro 2017
    Mensagens:
    701
    Sexo:
    Feminino
    Avaliações:
    +478 / -1
    Apelido no Minecraft:
    Kaljak_Sirah1
    To fazendo faculdade de graça :grin: q bom, a faculdade q eu vou fazer é essa, já estou entrando no clima da Ciências da Computação.
     

Compartilhe esta Página