O Supremo Guia das Avaliações!

Discussão em 'Ponto de encontro' iniciado por Aoki Blues, 7 Janeiro 2015.

1. Aoki Blues

Aoki Blues Moderador Sênior do Fórum Equipe GameMods Moderador do Fórum Veterano VIP Sabotador.com

Afiliado:
    24 Junho 2014
    Avaliações:
    +1,496 / -8
    Apelido no Minecraft:
    Exorcista

Olá.
    Neste tópico iremos discutir todas as regras não ditas sobre o sistema de avaliações do fórum:

Gostei e Não Gostei
    Concordo e Discordo
    Engraçado
    Vencedor
    Informativo, Útil e Criativo
    Amigável e Otimista
    Bem Escrito
    Triste

Primeira Regra
    Não se ofenda com as avaliações. Isso é coisa de gente que não tem o que fazer.

Como um exemplo, tome o 'zedaesquina'.
    Tá vendo esse "Escreve Errado" ali embaixo? Então, ele merece. Digo isso porque, acho que todos nós sabemos, o zedaesquina não é o tipo de pessoa que tira 10 em português :p . É comum você achar postagens dele com essa avaliação. Pra falar a verdade, nem tanto, pois tive que procurar um pouquinho antes de achar um post dele com essa avaliação, mas continuando. Nem por isso ele fica choramingando toda vez que o fazem - na verdade, ele é um dos membros mais gente fina do fórum, sempre ativo e, em vários casos, prestativo, como já foi confirmado pelo próprio José em um vídeo de TerraFirmaCraft!
    Sejam mais como o zedaesquina. Uma avaliação ruim pode ser ruim, óbvio, mas é só uma avaliação.
    E, convenhamos, geralmente quando se recebe, se merece xP

OBSERVAÇÃO: Na data qual este guia foi escrito, 'Bem Escrito' era liberado a todos, e se chamava 'Escreve Errado'. Entretanto, a mensagem continua.
    Segunda Regra
    O "Vencedor" está lá por um motivo. Use-o.

Eu acho importante notar porque, apesar de ser uma coisa principalmente minha, essa avaliação quase nunca é usada. Tipo, nunca. Acho que só eu uso.
    Então, gostaria propagar esse uso. Quando você ver um tópico que vai além de "Útil" ou "Gostei", use o "Vencedor". Ele basicamente implica que a pessoa merece uma Internet! Se você não sabe a honra que é ganhar uma Internet, saiba agora - é imensa! Uma Internet é uma coisa que você daria pra sua mãe como presente de Páscoa, entendeu agora?
    ...
    Não?
    ...
    1 Internet = 1 x Parabéns, você é muito fo- FERA. É o que eu quis dizer, FERA. Não pensem outra coisa. É feio usar palavrões.
    Enfim, continuando. Quando você dá um "Vencedor" para um tópico, quer dizer que o tópico é ótimo, é incrível. Você daria um "Vencedor" para um tópico no qual o José anuncia que vai voltar com o MiniGamemods com 2 minigames novos, por exemplo :p
    Agora, numa postagem, você daria para uma postagem engraçada demais, ou para uma pessoa que acabou de ganhar um debate com um super argumento, como um fatality das discussões.
    Vão, gente, usem esse dom que é o "Vencedor", distribuam Internets por aí!
    Terceira Regra
    Quando desnecessário, "Bem Escrito".

Isso é algo que todo Veterano que se preza deve saber. É uma zoeirinha, mas é uma tradição - se a pessoa escreve de um jeito meio ilegível, ou se o tópico/postagem não fez sentido algum gramatica e ortograficamente, usa-se o Bem Escrito pra denotar. Sim, é sarcástico, mas você sabe como o povo desse fórum pode ser venenoso. @MmoreiraS
    Inclusive, é regra do fórum escrever corretamente!
    Não exatamente corretíssimo, mas algo que seria remotamente classificado como 'certo', como visto na Seção 12 da "Constituição dos Fóruns de Discussão GameMods"​
    Lembrando nosso querido amigo zedaesquina, que tem 74 "Escreve Errado"
    Desculpa, zé, mas os seus tópicos são difíceis de ler às vezes :grin:
    A gente ainda te acha um cara bem legal, ok? :p

OBSERVAÇÃO: Na data qual este guia foi escrito, 'Bem Escrito' era liberado a todos, e se chamava 'Escreve Errado'.

Quarta Regra
    "Concordo" e "Discordo" são seus amigos!

A chave para uma discussão saudável no fórum são os dois irmãos "Concordo" e "Discordo". Eles são tão parecidos, mas tão opostos, não é verdade? Literalmente, antônimos um do outro.
    Estamos voltando à questão do "Não Gostei". Quando possível, ao invés de "Gostei" e "Não Gostei", use esses dois. É geralmente muito mais apropriado. Além disso, evita o risco de:
    a) uma possível inimizade com a pessoa com quem se discute
    b) levar report por uma avaliação (acontece, em casos extremos)
    c) bolos alienígenas invadirem o GameMods
    Lembrando que um "Concordo" vale tanto quanto um "Gostei" em uma avaliação, com que eu discordo mas fazer o quê?

Quinta Regra
    Otimista e Criativo nem sempre têm uma conotação positiva.

Embora o nome dessas avaliações evoquem um sentimento belo e moral, elas têm um uso prático extremamente perverso (igual o Bem Escrito).
    Com a retirada do Escreve Errado, Discordo e Não Gostei para a população normal, o GameModiano comum tem que se virar para mandar mensagem passivo-agressivas.
    Por isso, quando você ver um "2 x Otimista" ou "3 x Criativo", pense duas vezes antes de concluir o óbvio. Essas avaliações são o recipiente perfeito para o veneno e sarcamo dos usuários.​
    • Chamando alguém de "Otimista", você também chama de "inocente", "bobo", diz "ata boa sorte meu chapa" na cara dele (geralmente usado em tópicos querendo falar com o José, me pergunto o motivo :thinking:).
    • Chamando alguém de "Criativo", você também chama de "idiota", "burro", diz "deve ser bem verdade isso q tu falo ai hein" na cara dele.
    Portanto, o uso destas avaliações como maneira de evitar confrontos diretos que podem levar à advertências ou banimentos. Além disso, uma avaliação bem utilizada te salva do esforço de escrever uma postagem só pra debater com alguém que você não deseja realmente perder seu tempo com.
    Sexta Regra
    Caso um Vencedor seja exagero, use o Top

Como eu disse na Segunda Regra, ao encontrar um post magnífico, usamos o Vencedor.
    Mas muitas vezes o post não é magnífico, ele só é Top. Muitas vezes o usuário falou alguma coisa legal, fez alguma coisa legal, mas não é o "ó do borogodó". Quer dizer, é bom, mas não vale um Vencedor.
    Mas vale um Top.

Eis, amigos, o irmão menor do Vencedor. Os usos sarcásticos dessa avaliação podem até acontecer, mas não merecem documentação, de tão raros. Porque Top pode ser menor que um Vencedor, mas ainda pesa. Top é uma palavra de peso, de respeito.
    Top é :top:~
    Sétima Regra
    this is so sad alexa play despacito :cry:

Tem vezes que você olha um tópico, olha um post e pensa como ele é triste. Não triste no sentido literal, em que você quer chorar por ler aquilo, mas em um sentido lateral da coisa.
    É um triste que só a Internet pode trazer pra gente. Você olha pro post e pensa:

-- De todos os petabytes de dados que são transmitidos diariamente na internet, tantos lugares da Internet pra conhecer e experienciar, eu tive que estar aqui e usar meus olhos pra ler isso? Que tristeza.

Pois é, amigos, a Internet é um lugar maravilhoso. Mas nem sempre. Tem coisas que você queria fingir que não leu.
    Aí entra o Triste.
    Importado diretamente do Facebook, a avaliação Triste mal entrou no fórum e tomou conta dos nossos corações. E isso é completamente compreensível, afinal, tem muita coisa Triste nesse mundo. E agora podemos avaliá-las como tal.

Novas regras serão adicionadas enquanto forem necessárias.

As seguintes regras foram removidas ou substituídas após uma alteração do sistema de Avaliações por parte da Staff.
    Primeira Regra
    Evite apertar nesse botãozinho aqui :
    Por alguma razão desconhecida, o pessoal desse fórum, ou pelo menos maioria, preza muito as avaliações. Todas avaliações impactam na barra de 'karma', como eu gosto de chamar, menos "Discordo", "Otimista" e "Escreve Errado". Pra quem não entendeu, estou falando disso aqui ó:
    Seguindo essa linha, acho que você já entendeu - use o Não Gostei somente quando você
    a) repudia o comentário da pessoa
    b) acha que é algo ofensivo
    c) repudia ~muito~ a atitude que a pessoa demonstrou no comentário
    Nunca use só porque tem algo pessoal, ou simplesmente 'porque sim'. Isso é feio. Se você fez isso, você merece o dobro dos seus "Não Gostei" atuais.

• Informativo x 8
    • Triste x 6
    • Vencedor x 2
    • Otimista x 2
    • Gostei x 1
    • Top x 1
    • Criativo x 1
  2. Eduardo Menges Mattje

Eduardo Menges Mattje Veterano Veterano VIP Sabotador.com Ex-Staff

Afiliado:
    11 Junho 2014
    Avaliações:
    +1,845 / -0
    Apelido no Minecraft:
    Eduardomm1
    • Triste Triste x 3
  3. Gabriel Neves

Gabriel Neves Membro Conhecido VIP Sabotador.com VIP Sabotador.com VIP Industrial

Afiliado:
    4 Junho 2013
    Avaliações:
    +332 / -0
    Apelido no Minecraft:
    BielSparda
    O tópico além de útil e informativo foi um bullying com o @zedaesquina

:arrow:O que eu mais gosto é o informativo :grin:

• Triste Triste x 3
  4. zedaesquina

zedaesquina Membro Conhecido VIP Sabotador.com Ex-Staff

Afiliado:
    31 Outubro 2013
    Avaliações:
    +126 / -0
    Apelido no Minecraft:
    Creeperwelber2
    mls eu so burro cara , eu n sei escrever , so perfeito em redação nunca fiquei em recuperação , mas quando escrevo no pc n sei erro tudo cara simplesmente não sei o que da em min mas as vezes erro tudo tudo mesmo :confuso:

• Triste Triste x 3
    • Engraçado Engraçado x 1
    • Bem Escrito Bem Escrito x 1
  5. Coldeph

Coldeph Membro Conhecido

Afiliado:
    11 Maio 2013
    Avaliações:
    +273 / -0
    hueheuheuhueu zé da esquisa is dead

• Triste Triste x 3
  6. AndreL04

AndreL04 Membro Conhecido

Afiliado:
    28 Dezembro 2014
    Avaliações:
    +312 / -2
    Apelido no Minecraft:
    AndreL04
    Tadinho do @zédaesquina

Vou trocar... já volto.

• Triste Triste x 3
  7. Mike

Mike Veterano Veterano VIP Sabotador.com VIP Sabotador.com Ex-Staff

Afiliado:
    1 Setembro 2013
    Avaliações:
    +1,068 / -0
    Muito bom e muito bem feito, utilizando da brincadeira nos melhores momentos :p

• Triste Triste x 1
  8. Caio Ranyel

Caio Ranyel Veterano Veterano VIP Industrial Ex-Staff

Afiliado:
    13 Janeiro 2014
    Avaliações:
    +998 / -0
    Apelido no Minecraft:
    CaioRanyel
    Sempre a tempo para o @zedaesquina melhorá seu português, basta querer, belo tópico :)

• Triste Triste x 1
  9. Patric Alexandre

Patric Alexandre Membro Conhecido

Afiliado:
    14 Fevereiro 2014
    Avaliações:
    +515 / -0
    Apelido no Minecraft:
    Aruka_Alter
    '<'

• Triste Triste x 1
  10. Aoki Blues

Aoki Blues Moderador Sênior do Fórum Equipe GameMods Moderador do Fórum Veterano VIP Sabotador.com

Afiliado:
    24 Junho 2014
    Avaliações:
    +1,496 / -8
    Apelido no Minecraft:
    Exorcista
    Errata:
    Gostei e Não Gostei não são as únicas que impactam na barra de karma. "Concordo", "Engraçado", "Vencedor", "Informativo", "Amigável", "Útil" e "Criativo" também impactam positivamente.
    Alguém pode me dizer se essa coisa é nova ou eu simplesmente nunca notei?
    Isso também explicaria meus ratings altos, já que o Gostei realmente é algo não muito usado por aqui também~
    ___________________________________________________________________________________________________

heuehuehue, sem problemas cara, vou até tirar a parte do "não tira 10 em português", troco por outra coisa :p

O elogio do poderoso chefão é muito apreciado :v
    ______________________________________________________________________________________________

BOOOOOOM! Mega edição!
    Tópico agora com 95,2% mais imagens, 34% mais cor e 250% mais estatísticas imaginárias!
    --- Post duplo mesclado, 18 Outubro 2017, Data da postagem original 7 Janeiro 2015 ---
    Tópico atualizado com novas informações e remodelado para o Novo Acordo Avaliativo.

• Triste Triste x 1
    Última edição: 8 Janeiro 2015
  11. Mr_Bilbis

Mr_Bilbis Líder dos Ajudantes, de Publicidade e do Discord Equipe GameMods Criador de Conteúdo Moderador do Discord Ajudante do Servidor Construtor Veterano VIP Sabotador.com VIP Sabotador.com VIP Industrial

Afiliado:
    23 Novembro 2014
    Avaliações:
    +2,247 / -1
    Apelido no Minecraft:
    Mr_Bilbis
    Bem, o nome da avaliação é Bem Escrito e não Escreve Certo :p

• Triste Triste x 1
    • Criativo Criativo x 1
  12. Aoki Blues

Afiliado:
    24 Junho 2014
    Avaliações:
    +1,496 / -8
    Apelido no Minecraft:
    Exorcista
    Obrigado pela correção, eu não tenho, então não sabia certinho o nome ;-;
    --- Post duplo mesclado, 6 Janeiro 2019, Data da postagem original 18 Outubro 2017 ---
    Duas novas regras foram adicionadas, para compactuarem com as novas e :top:íssimas avaliações que a staff nos deu. :hearth:

• Triste Triste x 1
    • Otimista Otimista x 1
  13. WizardlyBump17

WizardlyBump17 Membro Ativo

Afiliado:
    11 Março 2018
    Avaliações:
    +209 / -2
    Apelido no Minecraft:
    WizardlyBump17
    whaat?