IMPORTANTE Padrões de mapas de Sabotador

Discussão em 'Sabotador' iniciado por Luligabi, 25 Abril 2019.

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  1. Luligabi
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    Luligabi Construtora Sênior Equipe GameMods Construtora VIP Sabotador.com

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    Quem estiver interessado em ajudar o servidor contribuindo com mapas deverá se atentar a estes padrões para que que a sua aprovação seja mais rápida.

    Sendo um minigame de mistério e PvP, é necessário que os mapas tenham paredes e outros obstáculos para bloquear a visão dos jogadores para que o sabotador possa matar sem ser visto, além de fácil mobilidade para a escapada caso seja descoberto.

    Seguir estas regras não lhe dará garantia de aprovação, visto que outros fatores como o design e a beleza do mapa são importantes, mas lhe dará garantia de que a equipe avaliará o mapa.


    É válido ressaltar que, a partir do momento que seu mapa é aprovado, a equipe de construtores pode livremente ativar, desativar ou editar seu mapa a qualquer momento, mesmo sem a permissão dos criadores originais. Lembre-se disso antes de publicá-lo!

    Versão do jogo
    O mapa deverá ser criado no Minecraft 1.8.x, preferencialmente na versão 1.8.9. Entenda que as versões mais novas poderão trazer problemas de incompatibilidade na ativação do seu mapa, sendo assim desencorajado o seu uso.

    Detector de Sabotador


    [​IMG]

    O Detector de Sabotador é uma máquina, normalmente localizada numa área de fácil acesso - geralmente o centro do mapa - que é utilizada o papel de um jogador na partida, revelando-o pelas lâmpadas (lãs) à sua volta.


    Na construção do Detector, esteja atento(a) aos seguintes parâmetros:


    • A área do detector deverá estar lacrada durante o teste (contudo, o jogador pode estar visível àqueles do lado de fora, por meio de isolamentos feitos com blocos translúcidos);

    • O Detector deverá ter apenas UMA placa, na parede ou no chão, sendo esta utilizada para o teste;

    • O Detector deve possuir lãs à sua volta, que serão utilizadas como as lâmpadas do Detector, que mostrarão o resultado do teste;

    • A área do Detector deverá ser ímpar.

    Armadilhas
    [​IMG]
    Todas as armadilhas em um mapa devem matar o jogador, não obrigando-o a sair da partida manualmente.


    Passagens secretas
    É permitido o uso de passagens secretas, desde que:

    • Haja uma forma de sair, pois se não houver os jogadores podem ficar a partida inteira presos. A saída e a entrada podem ser a mesma;

    • Haja uma forma de ativar a entrada pelo lado de fora, pois se não houver os jogadores podem entrar e ficar a partida inteira propositalmente dentro;

    • Não seja necessário nem de dinamite nem de pérola do ender para entrar ou sair, pois se for necessário jogadores podem propositalmente ou não ficarem escondidos durante a partida.

    Baús, ejetores e similares
    Todo e qualquer tipo de armazenamento deverá ser colocado cuidadosamente em um mapa para evitar desequilíbrios durante as partidas, sendo assim, saiba como lidar com cada tipo de armazenamento:

    Tipo AçãoObservação
    Baú comumNão recomendadoSão colocados automaticamente pelo sistema; quaisquer baús colocados manualmente serão substituídos
    Baú armadilhaNão permitidoSão removidos pelo sistema
    Baú do FimPermitido moderadamentePodem ser utilizados como prêmio a uma área secreta. Caso haja excesso de baús a equipe pode retirá-los
    EjetorPermitidoPodem conter qualquer item com interação especial com o mesmo e devem estar fora de alcance, ou vazios em caso de uso decorativo
    LiberadorPermitidoPodem ser utilizados como decoração, mas devem estar vazios
    FunilPermitidoPode ser usado em interações com ejetores
    Suporte de ArmaduraPermitido moderadamenteOs itens que o suporte segurará devem ter sua remoção bloqueada
    Blocos de Comando
    Estes devem ser usados apenas para decoração, visto que não podem ser usados para comandos de qualquer tipo. A equipe consegue rastrear se há blocos de comando escondidos pelo mapa, portanto não minta.

    Barreiras
    Estes devem ser com cautela, visto que ao serem pisados, causam dano ao jogador, portanto evite usá-los em situações que estes podem ser pisados. Um exemplo comum são construções altas com espaços que somente são acessíveis com pérolas do fim.

    Barreiras do mundo
    O Minecraft tem uma função integrada de barreiras do mundo, que não deve ser usada, uma vez que o servidor opera com um tipo diferente de barreiras.


    Caso um mapa seja submetido com barreiras no mundo ele não será recusado, mas elas serão removidas.

    Performance
    É de extrema importância que o mapa rode bem nos computadores dos jogadores, logo certifique-se dele não estar muito pesado. Caso o seu computador seja muito bom a ponto de não sentir travamento, instale Optifine e ponha alguma configuração como anti-serrilhado. Isso aumentará a demanda de recursos, e pode revelar má performance.

    Capturas de Tela
    Atenção especial deve ser dada às imagens colocadas na sugestão, pois estas são a primeira impressão dos construtores e comunidade, podendo definir se este vai ser aprovado ou não antes mesmo que uma análise profunda seja feita.

    Na hora de fazer as capturas de tela, esteja atento(a) aos seguintes parâmetros:

    • Faça as capturas sem o HUD. Isso pode ser feito ao usar a tecla “F1” (ou equivalente pré-configurado) e usando-a novamente reverte o efeito;

    • Use o campo de visão entre 50 e 90º. O campo de visão serve somente para pegar mais a tela, e um valor muito alto como 110º (Quake Pro) pode distorcer a imagem.

    • Evite modificações gráficas de qualquer tipo ao fazer as capturas. Exemplos de modificações gráficas: Shaders, Better Foliage, qualquer textura. Tratamentos do Optifine como texturas conectadas e anti-serrilhado são permitidos;

    • Escolha lugares e posições para fazer suas capturas - pegue localizações e construções marcantes do seu mapa, faça uma boa primeira impressão do mapa;

    • Evite colocar as imagens em links individuais, e se for fazer tal, verifique que elas podem ser vistas diretamente do fórum pela ferramenta “Pré-Visualização”. Se não, faça um álbum, em sites como Imgur ou anexe as capturas ao tópico.
    Respeite as Regras
    Não coloque placas ou construções que quebram regras em seu mapa. Caso tenha dúvidas, visite o Guia de Punições ou as regras em jogo utilizando o comando /regras.

    Não plagie
    Não plagie (mostrar um mapa como seu mesmo que este não seja e sem permissão do autor) um mapa. Isso resultará na rejeição de seu mapa.

    Você pode sugerir um mapa que não seja de sua autoria, desde que você coloque os créditos dos criadores originais, a fonte do mapa original. NUNCA reposte um mapa sem autorização dos autores, mesmo que seja uma tradução!


    Caso um mapa contenha árvores ou outras estruturas retiradas de um repositório, deve constar no tópico de qual repositório foi retirado e o criador, que será posto junto aos autores no sistema.


    Caso seja um remake de um mapa original, é importante, mas não necessário, citar os autores originais.


    Recomendações
    Aqui estão alguns tutoriais que podem ser úteis na criação do seu mapa:


    Tutorial geral de estética

    Tutorial de terraformação (montanhas, vales, planícies e ilhas flutuantes)

    Tutorial do plugin/mod WorldEdit


    (Tutoriais cedidos pelo ilustre @Eduardo Menges Mattje :hearth:)

    Boas construções a todos! :espantado:
     
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