Qual a linguagem de programação que irá dominar o futuro?

Discussão em 'Discussões' iniciado por Animadoria, 29 Junho 2018.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. FRNathan13

FRNathan13 Membro Ativo

Afiliado:
    7 Outubro 2015
    Avaliações:
    +48 / -0
    Apelido no Minecraft:
    nathan1302
    Não saber programar uma linguagem não significa que é ruim ela, você que não tem capacidade mental de programar ela. Kotlin é um herança do java, ela é interessante, mas o C# é uma linguagem pura. Não tem nenhuma gambiarra nela. Inclusive a API de Discord em C# (DSharpPlus) é uma das mais completas e mais decente
    Primeiramente, não tem necessidade de utilizar api nenhuma extra pra programar bukkit no kotlin, kotlin é um derivado do java, assim como typescript é um derivado do javascript, C# não se encaixa nesse padrão, C# é um código como qualquer outro que é traduzido diretamente pro CLR (Common Language Runtime), e por final o Just-In-Time que converte código para CPU poder executar.

Bem, como Kotlin é derivado do Java, sempre que compila o código do kotlin, se você for observar o código gerado, não muda nada se você estivesse escrito diretamente pelo java.

Não adianta você criticar C# se você é fanboy de java. Eu por exemplo ODEIO a api do bukkit por ser extremamente errada, os cara parece que chapou, tudo é interface meu deus, se você quer esconder métodos e atributos da classe usa uma classe selada né inteligência, esqueci java não tem sealed class.

Até structs C# herdou do C/C++, enquanto no Java tem q se contentar com classes né.
    Pra fazer reflection em Java precisa de uma gambiarra absurda, enquanto no C# um simples typeof já resolve.
    Java não existe métodos assincronos, mano até python tem async/await meu deus, pra usar async em java precisa encher o pragrama de threads ou usar aqueles future e executor pelo amor de deus né.

Ah, vale lembrar que C# possui uma das mais completas apis pra Bots em Discord, com sistema de voz, comando e interatividade que é o D#+.
    --- Post duplo mesclado, 6 Julho 2018, Data da postagem original 6 Julho 2018 ---
    Você fala da syntaxe do kotlin ser melhor, Ok.

Isso:
    Código (Forge Crash):
    @JvmStatic
    fun main(args: Array<String>){

}
    É mais bonito q isso?
    Código (Forge Crash):
    static void Main()
    {

}
    Primeiro de tudo camelCase é o pior que existe pelo amor de deus, código fica feio d+. Até snake_case é melhor. Eu ainda prefiro PascalCase.

Ah só lembrando Java nãos e orienta pelo nome do arquivo pra declarar uma classe, visto que o CLR é bem inteligênte na hora da compilação sabe. E por esse motivo que ele detecta as classes diretamente que existem a classes parciais, sim C# você consegue dividir uma mesma classe em multiplos arquivos, e o mesmo pros métodos.
    --- Post duplo mesclado, 6 Julho 2018 ---
    C# as tarefas são bem mais flexíveis. Com elas você evitar criar 200 variáveis threads no código.

Código (Forge Crash):
    public async Task<string> BaixarHTMLDoGoogleAsync(){
      var client = new HttpClient();
      var message = new HttpRequestMessage(HttpMethod.Get, "https://www.google.com");
      return (await client.SendAsync(message)).Response.Content.ReadAsStringAsync();
    }
    Sabe como eu chamo essa função? Da forma mais simples possível:
    Código (Forge Crash):
    var html = BaixarHTMLDoGoogleAsync().Result; // retorna o html do site do google
    Olha que simples. Enquanto isso java precisa fazer um código gigantesco só pra baixar um simples conteúdo de um site.

2. Ketuo

Ketuo Membro Conhecido VIP Sabotador.com VIP Sabotador.com

Afiliado:
    28 Fevereiro 2017
    Avaliações:
    +480 / -1
    Apelido no Minecraft:
    Kaljak_Sirah1
    Mudei minha opinião e a linguagem vai ser Portugol, é uma linguagem TOP, e pura ( eu acho pura ), é muito top meu Deus kk
    Portugol >>>>>

• Amigável Amigável x 1
  3. armelin1

armelin1 Moderador Sênior do Fórum Equipe GameMods Moderador do Fórum Veterano VIP Sabotador.com VIP Sabotador.com VIP Industrial

Afiliado:
    5 Maio 2014
    Avaliações:
    +641 / -0
    Apelido no Minecraft:
    armelin1
    Diretamente não...

• Discordo Discordo x 1
  4. FRNathan13

FRNathan13 Membro Ativo

Afiliado:
    7 Outubro 2015
    Avaliações:
    +48 / -0
    Apelido no Minecraft:
    nathan1302
    Só me responde se sua linguagem tão adorada que você considera tem mecanismos de manipulação de coleções avançados igual ao Linq do C#....

Código (Forge Crash):
    // c# estruturas não podem ser nulas diretamente afinal em C++ se você escrever struct estrutura { char nome[32]; } e dizer
    // estrutura e; já vai ser inicializado (exceto se for o ponteiro)
    public struct Pessoa {
      public string Nome;
      public ushort Idade; // obvio que tem q ser ushort afinal ninguém possui idade negativa né, e o uso do short por ser numero mais "leve" em bytes. sizeof(short) = 2
    }

List<Pessoa> pessoas = new List<Pessoa>(new [] {
      new Pessoa("Fulano", 35),
      new Pessoa("Ciclano", 42)
    });

// versão igual SQL:

IEnumerable<Pessoa> pessoasEncontradas = from pessoa in pessoas
    where pessoa.Idade > 10
    orderby pessoa.Nome ascending
    select pessoa;

// versão em métodos:

IOrderedEnumerable<Pessoa> pessoasEncontradas = pessoas
        .Where(p => p.Idade > 10)
        .OrderBy(p => p.Name);

Sabe qual a vantagem do LINQ do .NET? Ele tem total suporte a banco de dados, arquivos, etc.
    Fica a dica: LINQ (Consulta Integrada à Linguagem) | Microsoft Docs

OBS: Deixando bem claro que ninguém tava criticando o kotlin, isso era uma discussão amigável até você chegar e querer ofender o C#.

Coisa que eu aprendi, linguagem de programação não deve ser levada em consideração quando se está pensando num projeto, se não vai acabar querendo implementar em várias linguagens e perdendo o foco. Se uma empresa contrata programador de C++ você não vai chegar lá querendo obrigar eles a mudar a linguagem que eles program só por que você não sabe da tal linguagem, ou seja, se você só sabe kotlin não critique outras linguagens de programação, afinal tudo vai acabar num código de máquina mesmo e a CPU não vai escolher quem ele vai executar, fala sério né. Só falamos de coisas que Java não tem que deveria ter herdado do C/C++.

Outra coisa você disse que C# tem uma sintaxe horrível, sabe por que ficou horrível? Provavelmente você tentou usar as mesmas regras de código do Java e Kotlin nele, caso queira realmente entender a sintaxe do C#, favor segue o link a seguir: Convenções de codificação em C# (Guia de Programação em C#) | Microsoft Docs

Última edição: 7 Julho 2018
  5. TheMFjulio

TheMFjulio Veterano Veterano VIP Industrial

Afiliado:
    3 Março 2014
    Avaliações:
    +836 / -0
    Apelido no Minecraft:
    Mateusaum
    ei ei calma ae amigão, eu li o texto e não vi nada de ele sendo muito ofensivo a sua linguagem

6. FRNathan13

FRNathan13 Membro Ativo

Afiliado:
    7 Outubro 2015
    Avaliações:
    +48 / -0
    Apelido no Minecraft:
    nathan1302
    Sabe ler? "chegar e querer ofender" não é o mesmo que ofender.

7. TheMFjulio

Afiliado:
    3 Março 2014
    Avaliações:
    +836 / -0
    Apelido no Minecraft:
    Mateusaum
    não cara eu não sei
    mas tenho certeza que ele não ofendeu nada la so falou o que o kotlin tem de diferente do C#

8. FRNathan13

FRNathan13 Membro Ativo

Afiliado:
    7 Outubro 2015
    Avaliações:
    +48 / -0
    Apelido no Minecraft:
    nathan1302
    Então o que ele quis dizer quando falou de C# e Javascript e disse "essas duas linguagens ruins," quando ele mencionou o uso de C# e Javascript na Unity.
    --- Post duplo mesclado, 7 Julho 2018 ---
    --- Post duplo mesclado, 7 Julho 2018, Data da postagem original 7 Julho 2018 ---
    Ele ta tão desinformado que o Lua é a linguagem mais usada na industria games, justamente velocidade que o Lua tem de resposta e por ser extremamente leve, até o minecraft tem mods que interpretam lua (ComputerCraft e OpenComputers são exemplos) por ser tão simples e plugins spigot que possibilitam a criação de plugins em lua (Lukkit por exemplo).

Segue o link se acha que estou mentindo atualizado esse ano: What are the best scripting languages for game development? - Slant

Faça você mesmo a pesquisa, quase 90% dos websites vão informar a você que Lua é a mais usada. Na Unreal Engine os blueprints estão prevalecendo, tanto hoje em dia tem mais jogos indies lançando disparadamente, mas nessa discussão não vem ao caso visto que o tópico é sobre linguagens que vão dominar o mundo e não melhor linguagem pra jogo.

9. DevSrSouza

DevSrSouza Novato

Afiliado:
    6 Julho 2018
    Avaliações:
    +3 / -0
    Apelido no Minecraft:
    SrSouza
    Como se CLR e JVM Bytecode não fosse a mesma coisa, como se não existice, C#, VB, F# que compilam pra CLR, até mesm o Clojure compila para os dois, JVM Bytecode & CLR (projeto), mas CLR foi feito pra trabalhar com varias linguagens, enquanto Bytecode foi feito pra trabalhar com Java, então se uma feature não tem no Java como structs(que seria algo a nivel de bytecode e não de compilação, pois MUITAAAAAAA coisa no Kotlin é nivel de compilação), automaticamente não podera conter no Kotlin ou outros, mas isso não é um problema, muita coisa é feito só em tempo de compilação, não é atoa que Kotlin é muito bom, tem coisas que é feita em tempo de compilação que o C# faz meio né... cagado, como Null Safety você precisa meter um init? numero(normal até aqui, no kotlin é igual), mas pra pegar o valor voce tem que dar numero.Value, se você acha isso Null Safety, então Java também tem com as Optional....

Sobre o JIT, ele é um termo e não um sistema, poderia existir JIT pra CLR no caso pra trabalhar com Scripts, como por exemplo eu faço no Bukkript um JIT pra bytecode e depois a JVM faz o JIT dela pra Machine Code... JIT é só um termo, não faz o codigo ser mais eficiente que um AOT do C ou C++, masss na JVM existe os "Hot Spots"(que é o nome da JVM também KKKK HotSpot), entao a JVM alem de fazer JIT do bytecode, igual a VM da Microsft faz com o CLR, ela faz algo alem disso, que é fazer marcação nos "Campos Quentes"(Hot Spot), e com isso ela consegue otimizar seu codigo para por exemplo, se voce foi estupido e deixou um for pesado mas no final, as coisas que você gera no for elas não estão sendo utilizadas, a VM simplesmente remove esse lixo e recompila(JIT, C2), tão Java em server, com um tempo adequado de execução e muito isso consegue ser mais eficiente que C da vida(EM ALGUNS CASOS)...

Eu acho que nem citei Java no comentario todo.... Sou fanboy da JVM, mas quem nega a eficiencia dela e compara com as recem chegadas ao Linux da microsoft é estupido, nenhum engenheiro de alto nivel fala droga da JVM, mas Java sim é uma bosta, boilerplate pakas, C# de longe é melhor que Java, mesmo tendo uma sintaxe um pouco irritante pra mim, mas é tão pouca coisa que você bota na balança o seguinte: Rodar na JVM e programar em Java ouu ter um pouco de features a mais e usar .NetCore(que ira rodar no Linux)... Mas ai você bota o Kotlin na equação e o C# já se torna bem mais fraco na frente dele na minha opnião, que era oq eu queria dizer o TEMPO TODO, se ficou falando Java e Java, mas eu to falando do Kotlin cara....

Kotlin tem Sealed Classes - Kotlin Programming Language

Não falei de Java, mas isso é uma verdade, Java é fraco nessas coisas, é bem triste.... isso é algo que quando eu só programava Java(1 ano atras) eu inveja do C#, alem de operador pra verificar se ta null podeSerNull?.getSomething()?.returnSomething() e o Kotlin tem isso :hearth:
    Mais problema que vejo hoje é a propria Oracle, java não tem Structs? verdade, mas isso não é uma 100% VERDADE, projeto Valhalla alem de querer inserir isso(Value Types) quer melhor também as generics, é falta da Oracle investir nesses projetos fodasticos que melhorariam não somente o Java mas né... o bytecode, que ajudaria muito linguagens como Kotlin e principalmente Scala abusarem disso.

Uma verdade, mas não sei se no C# pode gerar CLR via codigo e inserir ele na VM, que é oq muito Framework como Hibernate fazem pra melhorar MUITOOO o desempenho(reflection é lento), masss interessante é, o Reflection do Kotlin é bem maneiro...
    No java pra você pegar um metodo é:
    Código (Javascript):
    MinhaClasse.class.getMethod("onome")
    Agora vamos para o Kotlin:
    Código (Javascript):
    ::nomeDoMetodo // E ainda é typesafe a coisa linda <3
    Coroutines - Kotlin Programming Language

@JvmStatic não é necessario.... E eu entendo perfeitamente por que eles fizeram dessa forma o Kotlin companion objects você pode adicionar uma extensions...

Kotlin eu acho que faz isso KKKKK, voce tem um SeuArquivo.kt e dentro pode ter diversas classes e ele compila cada uma para uma .class separada

Citou e citou o Java

Linq é interessante, mas eles inseriram só isso... o formato padrao do Kotlin deixa você fazer algo assim..
    Só irei mandar uma lib...

GitHub - JetBrains/Exposed: Kotlin SQL Framework

Não é pra lista por que né... fodasi, mas da pra implementar facil rs

Mas cada linguagem tem sua performace diferente.... então né....

Não cheguei a comentar sobre Lua, mas eu acho muito boa masss oq eu quero dizer no caso do Kotlin é o seguinte... Interop com a linguagem oficial, você não vai construir um SDK pra Lua, você ira usar o proprio SDK do seu jogo só que será uma script, o importante é a interopabilidade que o Kotlin tem que isso é incrivel... Esse era o ponto que eu queria chegar...

10. Animadoria

Animadoria Membro Conhecido VIP Sabotador.com

Afiliado:
    17 Agosto 2014
    Avaliações:
    +584 / -1
    Apelido no Minecraft:
    Animadoria
    Não tome a sério o que vou dizer mas...
    Tenta fazer um jogo com uma engine que suporte kotlin.
    :V

11. FRNathan13

FRNathan13 Membro Ativo

Afiliado:
    7 Outubro 2015
    Avaliações:
    +48 / -0
    Apelido no Minecraft:
    nathan1302
    Né deixa ele, essas crianças quando são fanboy de alguma coisa nós não pode falar mal que vem mimimi, até então todos discutindo amigavelmente ai o maluco mete o loco e diz que C# na Unity é horrivel?

Minha resposta:

--- Post duplo mesclado, 7 Julho 2018, Data da postagem original 7 Julho 2018 ---

Justamente caçamba, se cada uma linguagem tem seu padrão para de criticar o C# na Unity, visto que ninguém criticou o seu kotlin.

12. Cael

Cael Moderador Sênior do Fórum Equipe GameMods Moderador do Fórum Veterano VIP Sabotador.com

Afiliado:
    8 Setembro 2014
    Avaliações:
    +1,768 / -4
    Apelido no Minecraft:
    Cael
    :eyes:

13. FRNathan13

FRNathan13 Membro Ativo

Afiliado:
    7 Outubro 2015
    Avaliações:
    +48 / -0
    Apelido no Minecraft:
    nathan1302
    Já falou besteira de novo. Integrar lua no jogo não é simplesmente rodar o arquivo lua e fim, tem todo um binding, uma comunicação interna entre o código nativo C/C++ e a engine do lua. Tanto que até na Unity se você quiser integrar o MoonSharp você consegue utilizar Lua na Unity.

Segue link a seguir sobre a API do Lua em C/C++: Programming in Lua (first edition)
    Sério não sei se você é cego ou algo do tipo, pelo teu avatar se n for fake tu usa óculos, recomendo fazer um óculos decente pra você parece que cada vez mais que alguém posta algo, não sei se você finge que é lerdo, ou se é lerdo pra entender mas ok.
    --- Post duplo mesclado, 7 Julho 2018 ---
    Pior de tudo que kotlin ainda tentou criar SQL Framework e mesmo assim ainda falhou, código fica mais bagunçado que outra coisa. meo deos.

14. TheMFjulio

Afiliado:
    3 Março 2014
    Avaliações:
    +836 / -0
    Apelido no Minecraft:
    Mateusaum
    vocês ja pararam pra pensar que existem pessoas diferentes que tem gosto por linguagens de programações diferentes :thinking:

15. Animadoria

Afiliado:
    17 Agosto 2014
    Avaliações:
    +584 / -1
    Apelido no Minecraft:
    Animadoria
    este tópico tá se tornando muito agressivo, pensando em fechar
    (ainda não é pra fechar, ainda não)

16. joserobjr

joserobjr Administrador Equipe GameMods Administrador Programador YouTuber Veterano

Afiliado:
    29 Junho 2009
    Avaliações:
    +4,829 / -0
    Apelido no Minecraft:
    joserobjr

Aviso!

@DevSrSouza @nathan13022000 , é legal discutir sobre linguagens mas não é legal quando a discussão passa a ser desrespeitosa. Cada linguagem é feita para cumprir um objetivo e uma necessidade, se uma linguagem não serve para você não quer dizer que ela é ruim, apenas não supre as suas necessidades. Dizer que uma linguagem é ruim ofende toda a equipe que desenvolve ela e a todos que usam ela no seu dia a dia. Vamos levar em consideração as qualidades das linguagens e manter o respeito entre todos nós, este tópico tem grande potencial de aprendizado e de ser bem saudável se usado da forma correta.

Lembrando que criar brigas, ofender, fazer críticas destrutivas e usar palavrões em excesso é contra as regras do fórum e poderá resultar em ações moderativas.

• Informativo Informativo x 2
    • Vencedor Vencedor x 1
  17. Animadoria

Afiliado:
    17 Agosto 2014
    Avaliações:
    +584 / -1
    Apelido no Minecraft:
    Animadoria
    José, pode fechar o tópico?
    Nunca foi minha intenção iniciar uma discussão no mau sentido, acho que já todos percebemos que Kotlin e C# são ótimas blablabla

• Engraçado Engraçado x 2
  18. armelin1

armelin1 Moderador Sênior do Fórum Equipe GameMods Moderador do Fórum Veterano VIP Sabotador.com VIP Sabotador.com VIP Industrial

Afiliado:
    5 Maio 2014
    Avaliações:
    +641 / -0
    Apelido no Minecraft:
    armelin1
    JavaScript também...

19. Animadoria

Afiliado:
    17 Agosto 2014
    Avaliações:
    +584 / -1
    Apelido no Minecraft:
    Animadoria
    meu lema é: "se funciona, é útil"
    todas são uteis :p

20. endercraftmat

endercraftmat Moderador do Discord Equipe GameMods Moderador do Discord YouTuber Veterano VIP Sabotador.com VIP Sabotador.com

Afiliado:
    26 Janeiro 2015
    Avaliações:
    +1,048 / -2
    Apelido no Minecraft:
    endercraftm
    Vou deixando uma das ultimas mensagens aqui do tópico:
    ''A treta se forma até nos menores frascos''
    - MrBilbos, o Cinza

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.

Compartilhe esta Página