Qual sua opinião sobnre o feeling do Outemu?

Discussão em 'Discussões' iniciado por xCebolinhax, 31 Maio 2018.

  1. xCebolinhax
    Offline

    xCebolinhax Membro Conhecido

    Afiliado:
    6 Novembro 2015
    Mensagens:
    573
    Avaliações:
    +130 / -4
    Apelido no Minecraft:
    xCebolinhax
    • Antes da discussão, o que é Outemu?
    Outemu é uma fabricante de switchs mecânicos criada na China, ele ganhou bastante fama em 2015/2016 por ser bem mais barato do que Cherry MX e ter um bom controle de qualidade. Além disso, o que contribuiu para a sua fama foi os teclados mecânicos baratos e bons como por exemplo, os da Motospeed e ReDragon. Estes switchs conforme uns youtubers (não especialistas), um Outemu Blue seria um "Cherry MX com mais barulho", pois o Outemu é famoso por ter um som maior, melhor e mais gostoso.

    • O que é Cherry MX?
    A Cherry MX foi a primeira fabricante de switchs mecânicos, é uma empresa alemã e tem uma fama enorme por ter o melhor controle de qualidade de todos switchs mecânicos (além de ser cara pra car...), além de estar em vários teclados de alto custo como da Corsair, HyperX, Razer (antes de 2013), Cooler Master, etc...
    O mesmo também tem a fama de ter um feeling horrível.

    • O que é feeling?
    Feeling é a sensação de apertar o switch mecânico, feeling geralmente é algo pessoal e pode variar de cada switch (tanto de fabricante, como também da cor).
    Coisas como rugosidade, lisamento, dump maior/menor fazem total diferença num switch.


    Então, começaremos a nossa discussão.

    Eu praticularmente, tenho um Outemu Blue (Motospeed CK104) e um Cherry MX Blue (HyperX Alloy Elite), e com isto posso descrever um pouco do que eu sinto, e porquê da minha preferência de Outemu Switch.
    Ao apertar lado a lado os dois switchs, sinto como se o Dump do Cherry MX Blue fosse horrível, como se no meio do switch tivesse uma placa a cobrir toda o meio do switch (horizontal), já no Outemu, sinto como se fosse uma pedrinha pequeninha no meio do switch (no meio tanto vertical e horizontal, no meio mesmo), que é bem mais agradável. Procurando, descubri que o Dump do Outemu é maior.
    Por outro lado, sinto que a Cherry MX é mais leve ao apertar lado a lado, mas nada perceptível sem estar realmente os dois lado a lado. Estava quase esquecendo de falar sobre o som, Outemu tem um som mais gostoso, já Cherry MX é meio seco.

    Então, podemos dizer que em switchs com DUMP, como Blue e Brown, o Outemu se destaca.
    E quanto aos linerares (sem dump), como por exemplo o Red e Black? Pois, a história é diferente... Já testei Cherry MX Red e Outemu Red numa loja e posso dizer que neste caso, Cherry MX é melhor. Porquê? Vou explicar melhor.
    Como falei, Cherry MX é mais leve, switchs lineares não tem dump que é o pior da Cherry MX, sendo assim, eu sinto que o Outemu mesmo sendo linerar, tenta ser rígido ao mesmo tempo, provalvemente por causa da sua rugosidade, já a Cherry não, ela deixa o switch bem mais gostoso e macio, e bem perceptível. O feeling do Outemu Red perde de fato para Cherry MX Red, mas não tira o fato que Outemu Red é bem mais barato.

    • Conclusão:
    Eu acho que não tem comparação do preço de Outemu e Cherry, apesar de Outemu Blue se destacar (sendo mais barato), acho que o Outemu Red tem essa desculpa, é bem mais barato, e de longe é ruim, apenas perde se você usar lado a lado com um Cherry MX.

    Vencedores:

    Switchs lineares = Cherry
    Switchs tácteis = Outemu
     

Compartilhe esta Página