[Tutorial] Como criar plugins para mcpe 0.15.10

Discussão em 'Desenvolvimento de Mods e Plugins' iniciado por WizardlyBump17, 11 Julho 2018.

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Poll closed 14 Julho 2018.
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  1. WizardlyBump17
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    Olá!
    Neste tutorial irei ensinar a vocês, a como cria plugins de pocketmine (mcpe).
    Você vai precisar de alguns programas em seu celular:
    DroidEdit = Link
    Es File Explorer = Link
    DCoder = Link
    Phar = Link
    PocketMine <obviamente>
    Nota: se você não quiser fazer pelo ceular, basta ter um programa que compile em .phar em seu pc, um programa para fazer os códigos, pocketmine para pc.

    Eu irei criar pelo pc, mas o que eu fizer, você vai saber fazer no celular.

    1º de tudo: crie uma pasta para deixar seus plugins, para ficar mais organizado
    2º: Para criar o plugin, você precisara desta estrutura:
    Teste
    |
    src - plugin.yml
    |_ Pasta
    |___ Main.php

    Agora abra a Main.php com o DCoder (se você fazer pelo celular, se estiver fazendo pelo pc, apenas abra usando o Notepad++)

    Agora coloque este código:
    Código (Forge Crash):
    <?php


    namespace Pasta;

    use pocketmine\plugin\PluginBase;
    use pocketmine\event\Listener;

    class Main extends PluginBase implements Listener {
       
        public function onEnable(){
            $this->getLogger()->info("Sua mensagem aqui!");
        }
       
        public function onDisable(){
            $this->getLogger()->info("Sua mensagem aqui!");
        }
    }

    Agora vou explicar:
    $this->getLogger()->info("Sua mensagem aqui"); = o plugin vai pegar o console, e vai enviar uma mensagem (getLogger()->info("§1")), no nosso caso, quando o plugin iniciar e desativar.
    Toda variável, vem com o prefixo "$" (sem aspas ")
    Mesmas regras do Java: errou uma letra, já era
    Ponto e vírgula (:wink:
    O "namespace" é a pasta onde se localiza a Main.php (case sentive)

    Agora vamos para a plugin.yml , abra-a usando o DroidEdit (se estiver usando o celular, se estiver fazendo pelo pc, abra-a com o Notepad++)

    Digite:

    Código (Forge Crash):
    name: Teste
    version: 1.0
    api: 2.0.0
    author: SeuNomeAqui

    Explicações da plugin.yml:
    name = nome do seu plugin
    version = versão do seu plugin
    api: a api utilizada é da versão 0.15.10 do mcpe (existem várias api's, você deve sabe-las caso quiser fazer o plugin para outras versões do mcpe)
    author = o teu nome

    Após isso, você vai precisar do endereço completo do plugin. Como se faz? Simples: você vai voltar na pasta onde o seu plugin está, pressione a pasta d seu plugin, clique nos 3 pontos, clique em propriedades, e em "copiar endereço completo" (segunda opção). (Se estiver fazendo pelo pc, use o programa para compilar em .phar)

    Feche o Es, e entre no Phar, cole o endereço e clique em build

    Pronto! Agora é só voltar para o Es que o arquivo .phar foi gerado. Copie ele para a pasta plugins localizada na pasta PocketMine, inicie o servidor e pronto!



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